ESTUDO BÍBLICO

19/05/2010 16:18

  AS DUAS IGREJAS

INTRODUÇÃO: A Palavra de Deus é maravilhosa, porque a cada época ou calda tempo, ela nos trás uma nova luz. Segundo a necessidade do povo cristão e da Sua igreja. 
Hoje estamos vivendo tempos de misticismo no meio evangélico ou na igreja. Muitas misturas que tem prejudicado o crescimento do crente. Isto nos mostra que estamos criando uma geração de crianças no conhecimento. E a Palavra de Deus nos mostra que existem duas igrejas. Uma segunda o coração do homem e a segunda conforme o coração de Deus.

ABEL E CAIM: Deus tem chamado a igreja para oferecer o melhor para Ele. O melhor culto, a melhor vigília, a melhor consagração, é tempo de oferecer o melhor para Deus, e não para o mundo, para a carne, para os homens. Mas o melhor tem que ser para Deus. Gn, 4: 1 a7; Hb.11: 4.

ISMAEL E ISAQUE: Duas igrejas, uma nascida da vontade da carne e a outra da vontade de Deus. A igreja que nasce da vontade da carne é a que nasce da vontade do homem, e a tendência dela e seguir a carne. E a igreja que nasce da vontade de Deus, evidentemente só vai desejar as coisas do Espírito, com os desejos para Deus. Gl. 4: 22 a 26. Porque a igreja nasce da vontade da carne? Porque mesmo o homem recebendo a promessa de Deus, ele não espera o tempo de Deus. E quer fazer a obra no seu próprio tempo. Portanto Deus não opera, mas sim a carne. Gn. 15: 1 a 6; Gn. 16: 1 a 3.

Acontecendo que esta igreja não vai ter as revelações de Deus. Vai caminhar com sinais carnais que não tem nada haver com os sinais proféticos da Palavra de Deus. Enquanto a igreja nascida do Espírito vai viver do poder de Deus e ser perseguida pela igreja carnal. Gl. 4: 29 a 31. Mas Deus diz que a salvação está na igreja espiritual, e começa a chamar o seu povo para fazer parte da igreja espiritual. Porque é esta igreja que vai subir, pois a carnal fica. Rm. 8: 1 a 11.

ESAÚ E JACO: Outros dois personagens Bíblicos que simbolizam bem as duas igrejas Esaú e Jacó. Um a igreja que só pensa nas coisas da terra, e o outro só nas coisas de cima. Vemos que estas duas igrejas antes de ser formada no reino físico já estavam em guerra no mundo espiritual. Gn, 25: 19 a 23.

Como duas igrejas que são do Senhor entram em guerra no mundo espiritual? Ai que você se engana, apenas uma é do Senhor. A terrena é da Terra, Apenas a celestial é do Senhor, esta é que vai subir. Rm. 9: 12, 13 a 14. Podemos ver que Esaú era o dono da benção, pois ele era o primogênito. Mas trocou a benção por um prato de comida. Ou seja, a igreja esta trocando as bênçãos celestiais, por pratos que o diabo oferece através do mundo. Hb.2: 16; Gn. 25: 27 a 34; Gl.3: 1 a 3.

A marca desta igreja é trocar as coisas de Deus pelos envolvimentos com o mundo. I Jõ. 2: 15; I Jõ. 4: 1a6; I Jõ 5: 19. Já a igreja celestial, as suas marcas e os seus sinais são de uma igreja que não troca às coisas de Deus por nada. Acontecem coisas nela, que só acontece quando Deus está presente. Porque Deus atua em dimensão Espiritual. E esta igreja vive em dimensão espiritual lutando com Deus para receber o poder de Deus. Gn. 32: 22 a 30; Cl. 3: 1; Lc. 24: 48, 49.

JOSÉ E SEUS IRMÃOS: Neste episódio, também temos o exemplo de duas igrejas. José recebia as revelações de Deus, seus irmãos não e eles tinham inveja medo de que Jose recebesse a herança de Deus. Por isso queriam matá-lo. Gn. 37: 3 a 33.

As profecias revelavam que José era uma igreja que nascera da vontade de Deus. Para no futuro socorrer as igrejas que nasceram da vontade da vontade da aparência. Ligadas ao mundo, e na vontade da carne. Porque estas igrejas só sobreviverão, se forem buscar alimentos nas igrejas que nascem da vontade de Deus. Igrejas espirituais, que só pensa nas coisas de cima. Somente estas igrejas terão passaporte para a viagem até o céu. Gn. 41: 17 a 42 e 54, a 57; Gn. 42: 1 a 3; Gn. 46: 1 a 7.

SAUL E DAVI: A vida de SAUL nos mostra uma igreja que foi escolhida, ou feita, ou se transformou em uma igreja para agradar os homens. I Sm. 8: 1 a 8. Ainda que esta igreja escolhida ou feita para agradar os homens Deus coloca o Seu Espírito para dirigi-la. I Sm. 10: 1 e 6, 7.

O fato de ela agradar aos homens é certo que mais cedo ou mais tarde ela vai rejeitar a direção do Espírito Santo. Pois o Espírito Santo não busca agradar as pessoas, pois a obra dele na igreja é levar a igreja a testificar a Jesus, quer agrade os homens ou não. I Sm. 13: 8 a 14; Tg: 4: 5.

Diferente é DAVI, neste estudo ele representa uma igreja segundo o coração de Deus. Igreja que nasce para agradar a Deus. I Sm.13: 14; At.13: 22. Uma igreja que antes de se formar no reino físico, já derrotou os inimigos. I Sm. 17: 34, 35. A igreja que já é vitoriosa antes de se formar no reino físico. Quando estiver atuando ela vai com certeza testemunhar o Poder de Deus na Terra. I Sm.17: 38 a 51; Lc. 10: 19, 20; Mt. 16: 18, 19.

DAVI E SEUS IRMÃOS: Outra semelhança entre personagens bíblicos e a Igreja; é de Davi e seus irmãos. Davi aqui representa uma igreja escolhida e por deus. Igreja esta que Deus não olha para aparência. I Sm. 16: 1 a 7; Mt. 22: 15, 16; Jõ. 7: 24; Gl. 2: 6.

A igreja que Deus aprova, é a igreja que não olha para as aparências, que não faz acepção de pessoa. Mas é uma igreja que tem boa aparência, parece com o seu Senhor. Quando olham para, vê o Senhor nela. 
I Sm.17: 42; Dn. 1: 1 a 19. Uma igreja que vive de aparência, não pode combater no reino espiritual, pois as aparências não servem como arma neste reino. I Sm. 16: 14 a 21 e 23.

Os irmãos de Davi tinham ótima aparência, eram guerreiros de Saul. Mas as suas aparências não fizeram deles vencedores na guerra. I Sm.17: 12 a 14, 23, 24. Aquele que vive de aparência, não consegue vencer o inimigo. Fica irado e com inveja do que não vive de aparência, mas sim vive da presença de Deus e vence o inimigo. I Sm.17: 25 a 29, I Sm.18: 14; Sl. 18: 37, 38. Palavras de Davi, para uma igreja que Deus escolheu segundo o seu coração. II Sm. 23: 1 a 5.

MARTA E MARIA: Deus tem chamado a igreja nos últimos tempos, para tomar a posição de Maria, estar aos pés dele. Depender totalmente dele. Jõ. 12: 3. Muitos estão preocupados em fazer muitas coisas para agradar os homens. Para agradar a sociedade, e até mesmo para agradar a Deus, mas no seu conhecimento humano. Mas só e somente uma coisa é necessária: Estar aos pés do Senhor Jesus. Lc. 10: 38 a 42.